sexta-feira, 11 de abril de 2008

Semana da Cidadania

A Semana da Cidadania (SdC) é realizada anualmente desde 1995, entre os dias 14 a 21 de abril, por iniciativa das Pastorais da Juventude do Brasil (PJB), uma rede composta pela Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), Pastoral da Juventude Rural (PJR) e Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP).

No ano de 2008, a SdC convida a juventude e os/as que são comprometidos/das com a vida da juventude a continuar o processo iniciado na Campanha da Fraternidade (CF): Fraternidade e Defesa da Vida.


O lema da CF: Escolhe, pois, a vida (Dt 30, 19) convida a juventude a expressar muitas das mil razões de seu viver, por inspiração de Dom Hélder Câmara, cuja memória é feita caderno da Semana da Cidadania e nos materiais de preparação da Semana do Estudante (04 a 11 de agosto) e Dia Nacional da Juventude (19 de outubro).


A condição de pobreza, miséria, desigualdade coloca a juventude como principal vítima social, desviando violentamente as razões de seu viver. Os materiais de preparação para as atividades com jovens em 2008 têm a intenção de provocar reflexões e ações proféticas que evidenciem as razões de viver da juventude.


Em outubro, ao celebrar o DNJ, queremos fazer memória das conquistas na SdC e na Semana do Estudante. Ao passo que anunciaremos “mil razões para viver” denunciaremos uma visão equivocada sobre juventude, que lhe tira da condição de vítima e passa à condição de acusada.
Já que temos mil razões para viver, tá na hora de começarmos a perceber isto!!!


Um comentário:

Talita Lambert disse...

Olá, pessoal!

Vamos dar valor ao compromisso que estes jovens assumiram a tanto tempo, que gerou frutos para nós mesmos.

Vamos continuar a lutar contra as injustiças da realidade, e sempre trazer a palavra de Deus para as nossa vidas e atos.