sábado, 2 de agosto de 2008

Verbos a Flor da Pele

É preciso plantar
No chão do céu da boca
Verbos à flor da pele


“O golpe militar engendrou uma tríplice aliança entre a velha oligarquia rural (que mantinha os interesses da terra) com os militares e com o capital estrangeiro.

E na verdade os idiotas dos burgueses industriais nem se deram conta que eles também tinham sido derrotados com o golpe militar.

Portanto os índices de concentração de terra aumentaram durante a ditadura militar ao invés de terem diminuído.

As elites se articularam, na sociedade e no congresso, e barraram a possibilidade de uma reforma agrária ampla, o problema das elites e quando os pobres começam a pensar com cabeça própria e começam a tomar suas próprias decisões, ai eles ficam “Perigosos”.

A maior conquista que o MST da ao sem terra, é que ele recupera a sua dignidade, ele recupera a sua cidadania, um sem terra quando entra no MST começa a andar com a cabeça erguida e começa a pensar.


Um dos objetivos fundamentais do MST é combater a POBREZA e a DESIGUALDADE SOCIAL.


Nós não nos conformamos em viver num pais com tanta riqueza e ainda existir tantos pobres e tanta desigualdade social. Então nós fizemos uma leitura, porque a melhor maneira de alcançar esse objetivo seria lutar pela democratização da terra, porque o absurdo da expressão da concentração e monopólio da propriedade da terra que gera desigualdade.

Quem diz que o latifúndio tem de ser eliminado não sou eu nem o MST.


É a CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, que determina que todas as grandes propriedades improdutivas devem ser eliminadas da nossa sociedade...


Defendemos junto com a “Guia Campesina” e do “Fórum Nacional da Reforma Agrária” uma plataforma que chamamos: “Carta da Terra”, e que procura justamente apresentar uma proposta para a sociedade brasileira que faça com que se implante no pais um novo tipo de reforma agrária. E que venha casado com um novo modelo agrícola.


Faz parte da história da humanidade: as mudanças só acontecem quando o povo se organiza, quando o povo se mobiliza.

E nós dos movimentos sociais, não só o MST, sabemos claro que o nosso papel é mobilizar o povo.


Emendo quando devido dos interesses do desenvolvimento capitalista esse modelo agrícola resolve, porque ele enriquece uma minoria (muito pequena) e a maior parte da população continua empobrecendo. Só vai aumentar a pressão social”


Trecho de Verbos a Flor da Pele da banda “F.U.R.T.O

João Pedro Stédile – Coordenador Nacional do MST

no Congresso Nacional

Nenhum comentário: