sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Cultura (Felipe Lambert)


Acolhida.
 
Procure músicas de vários estilos musicais, reggae, forró, rock, mpb, olodum, pop, internacional, japonesa,  junte estes trechos em uma montagem, e coloque para tocar enquanto os convidados entram.
 
 
Cada estilo musical é espelho da cultura de uma região ou país.
 
  • Cultura é o aspecto da vida social. a sociedade é baseada em princípios culturais, a cultura é relacionada na produção da sabedoria, da arte, folclore, costumes etc.
  • Cultura é uma abstração da mente, e os elementos culturais partem dela, tudo o demais não é considerado cultura.
Instinto não é cultura. Cultura é o que se aprende em sociedade ..
 
um sapo pula por instinto, ninguem ensina ele a pular. No ser humano a maioria das ações são atos de cultura.
 
  • Cultura em um ser também é chamada de mecanismo adaptativo, a capacidade de responder ao meio de acordo com as mudanças do mesmo. o ser humano se adaptou ao uso de roupas, fogo e habitações.
  • Cultura também é um mecanismo cumulativo. as modificações passam a seguinte nas gerações ela se transforma, perdendo e incorporando aspectos mais adequados à sobrevivência, reduzindo o esforço e aumentando o conforto das próximas gerações.
Ela delimita personalidades, padrões de conduta e características próprias de cada indivíduo.
 
A cultura deve ser respeitada, e as diferenças não devem ser alvo de críticas destrutivas.
 
A mudança em uma certa cultura de um grupo acarreta normalmente resistência. Visto que os aspectos da vida cultural estão ligados entre si, a algeração mínima de somente um deles pode ocasionar efeitos em todos os outros aspectos da cultura. Modificações na maneira de produzir, dividir, pensar, relacionar, podem por exemplo, interferir na escolha de membros para o governo ou  na aplicação de leis. As mudanças culturais podem ser acarretadas por modificações no ambiente e também da consiência social.
 
Etnocentrismo
 
Um ser humano comum, imerso em sua própria cultura, tende a encarar seu padrão como os mais racionais e mais ajustados a uma boa vida. Quando muito, percebe algo que é inadequado e que poderia ser de outra forma. A forma de adquirir esta percepção é entrando em contato com outras culturas. Por isso o contato com o acampamento do MST.
 
Uma vez que se dá o contato a tendência natural e regeitar a outra cultura e tratar como inferior, como inatural. Isto é o Etnocentrismo, uma barreira que, a despeito de prejudicar o entendimento e relação com outras culturas, serve para preservar a identidade sua cultura, e suprimir a difusão de preceitos de outras culturas.
 
Isto esplica o fato do MST ser tanto diflamado na mídia e seus objetivos serem difundidos de forma errônea. Eles tem uma cultura diferente.. sem os padrões que a sociedade impõe, sem desigualdade... por isso são considerados inferiores. E quem detem o Poder manipula a opinião publica.
 
 
Texto Biblico
 
“Dessarte não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher, porque todos vós sois um em Jesus Cristo” (Gálatas 3:28).
 
“de um só fez toda raça humana para habitar sobre toda a face da terra” (Atos 17:26).
O que essa passagem deixa claro é a igualdade de todos. Deus não reconhece qualquer divisão entre povos, seja racial, étnica, lingüística, tribal ou nacional.
 
(procure outras com o tema de desiguladade ou diferenças de culturas. Um tal Jesus Sei la)
 
Dinâmica.
 

1) A um grupo de pessoas reunidas, propõe-se um problema hipotético. Como por exemplo o fato de que cairá em 20 minutos uma bomba atômica sobre a região em que vocês estão; como a possibilidade do ataque atômico já existia antes, existe um abrigo especial, mas que só acolhe doze pessoas. Além dos participantes da dinâmica, que já têm lugar assegurado, propõe-se que vocês escolham, em consenso, uma única pessoa a mais para levar, entre três que estão fora do abrigo: um aidético, uma freira e uma menina. Não há como levar mais de uma pessoa, e quem ficar de fora estará com a sentença de morte decretada.

A discussão certamente pegará fogo, porque cada pessoa tem uma carga cultural, emocional, social, familiar, que a fará ter uma prioridade diferente da prioridade do vizinho. Alguns pensarão em deixar de fora o aidético (vai morrer, mesmo…) e levar a menina (porque ela tem ainda uma vida inteira pela frente). Mas e a freira?

A intenção, nesta dinâmica de grupo, é saber como cada pessoa trabalha o consenso, como consegue liderar ou como aceita a liderança, como organiza a apresentação de suas idéias, que poder de argumentação tem para levar as outras pessoas a aceitarem a sua prioridade.

Conclusão, Sem perceber, os aspectos culturais serão ativos na escolha de cada pessoa, e a forma de argumentar demosntrará o conceito de prioridade de cada um.

Discutam sobre o resultado da dinâmica e textos tratados.

(Fim)

 

 

 

Fontes:

wikipedia.org

afrogras.org.br

cebi.org.br

umtoquedemotivacao.wordpress.com  

Nenhum comentário: