terça-feira, 30 de outubro de 2007

Amazônia, insônia do mundo

"Todos os gigantes tombados
deram suas folhas ao vento.
Folhas são bilhetes deixados
Aos homens do nosso tempo"

Amazônia, Roberto Carlos
______________________________________________

Depois de muito tempo sem postar, vou prosseguir agora com os temas que têm sido abordados nos nossos encontros.

Este ano, tanto a Campanha da Fraternidade quanto o DNJ (Dia Nacional da Juventude) tiveram como tema o meio ambiente, sua preservação e as causas de sua devastação.

Foram três encontros ao todo, e nos dois primeiros discutimos sobre como vivem os povos da Amazônia, e também qual o rumo das nossas vidas se a devastação não parar. Vocês já pararam pra pensar como o tempo está maluco ultimamente? E quem vocês acham que causou tudo isso?

Além disso, e a poluição do ar? Quantas crianças têm nascido com problemas respiratórios nos últimos tempos?

Cada vez mais a qualidade de vida vai caindo sem que percebamos, a água dos rios vai se tornando impura para consumo, o ar é cada vez mais "irrespirável" e ainda assim, o consumo desenfreado de produtos que poluem o ambiente, assim como o desperdício de recursos naturais, não para.

Um exemplo claro: quem já foi viajar pra outra cidade e viu aquele rio maravilhoso que só determinada cidade tem? Já experimentaram ir novamente pra ver se ainda está igual?

Já no terceiro encontro, assistimos ao filme "Uma verdade inconveniente", um incrível documentário que mostra, em detalhes, a situação atual do mundo e como ficará dentro de poucos anos. Mostra também como era antes de toda a "Revolução Industrial" que se passou no mundo, e mesmo em eras glaciais e no início da vida humana.

Podemos ver claramente que não pode ficar assim.

Vamos tentar salvar o mundo. Você está comigo?

Um comentário:

Magnun disse...

Amazônia... Temos que nos unir e deixar um mundo melhor para nossos filhos.